Congresso Internacional "O Retábulo de Évora e a Pintura Flamenga do Sul da Europa"



«O Retábulo da Catedral de Évora foi encomendado pouco depois de 1495 pelo bispo D. Afonso de Portugal a uma desconhecida oficina flamenga, provavelmente de Bruges. Compõe-se de 19 pinturas, incorporadas no património do Estado em 1911 e é hoje pertença das colecções do Museu de Évora. É o maior e um dos mais importantes conjuntos de pintura flamengaexistentes em Portugal. Entre 2005 e 2008 estas pinturas foram restauradas e estudadas laboratorialmente pelo Instituto Português de Conservação e Restauro e pela Divisão de Documentação Fotográfica do Instituto Português de Museus, instituições que formam hoje o Instituto dos Museus e da Conservação. Os dados recolhidos por esta investigação foram publicados no Colóquio "Olhar de Perto os Primitivos Flamengos do Museu de Évora", que acompanhou a exposição com o mesmo título, no Museu Nacional de Arte Antiga, em 2008, onde foram apresentadas as pinturas após a sua conservação (Cadernos de Conservação e Restauro 6/7,Lisboa,2009).
Com o encontro a realizar em Évora pretende juntar-se ao conhecimento adquirido sobre este retábulo um novo enfoque, baseado no confronto e
enquadramento do importante conjunto de pinturas de Évora com a produção flamenga da época e com o gosto dos países da Europa do Sul pela pintura da Flandres».
 


As inscrições estão abertas ao público até 15 de Fevereiro e são gratuitas.
Inscreva-se enviando o seu nome e número de contacto para 
congressoretabuloevora@gmail.com
ou comunicando  através do telefone 912 707 000.
Se preferir, também pode enviar os seus dados por correio para a seguinte
morada:
artinvento, Rua Dr. Manuel Fernandes Duarte, n.º 11, 2º Esq.
2780-068 OEIRAS